Saiba tudo sobre o colesterol HDL

A televisão tem sido inundada desde há três anos a esta parte com diversos anúncios publicitários, institucionais e comerciais, com o objectivo principal de alertar para os malefícios do colesterol elevado, mas nada mais fazem do que veicular mensagens incompletas. Por isso, a solução é recorrer a outras fontes de informação para conhecer este assunto por dentro e saber afinal o que é o colesterol e como travar a subida (ou descida) deste, prevenindo todas as nefastas consequências que lhe estão associadas.

Como provavelmente já deve ter ouvido ou lido em algum local, existem dois tipos de colesterol, o bom (HDL) e o mau (LDL). Porém, no presente artigo iremos centrar as atenções naquele primeiro, sendo que num texto posterior teremos oportunidade de nos debruçarmos sobre o segundo, que será devidamente escrutinado. Referida esta nota informativa quanto ao assunto abordado nos próximos parágrafos, passamos ao tópico único que é objecto de observação nas linhas que se seguem.

O que é o colesterol HDL?

Este tipo de colesterol, cujo nome fica devido à sua base nuclear de desenvolvimento, as liproteínas de alta densidade, cientificamente conhecidas por High Density Lipoprotein (HDL). A sua concepção passa também por “bom colesterol”, dado que uma das suas maiores vantagens é contribuir de forma decisiva para a diminuição drástica do risco de problemas cardiovasculares, pois os níveis elevados deste HDL é que são responsáveis por uma boa parte das defesas preventivas dos fatais acidentes vasculares cerebrais (AVC).

O composto de liproteínas, formado por aglomerados de 50 a 1000 aminoácidos, está igualmente incumbido da tarefa de transportar as quantidades excessivas de colesterol dos vasos sanguíneos para o órgão que se encarregará de exterminar o colesterol a mais, Assim, o sangue é “limpo” e o organismo liberto das indesejadas doses desta substância tão vantajosa para o funcionamento do corpo humano, mas que em demasia acarreta sérias e prejudiciais consequências a evitar.

Como regularizar os níveis HDL?

De acordo com os padrões de normalidade recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Institutos fundados previamente a esta entidade subordinada da Organização das Nações Unidas (ONU), os níveis de HDL devem estar situados num intervalo compreendido entre os 40 e 80 miligramas (mg) por cada decilitro (dl) de sangue.
A diferença (20 mg/dl) está relacionada com factores como a idade, sexo e compleição física do indivíduo, sendo o valor encontrado segundo estes critérios centrais, pelo que o melhor conselho é questionar directamente o seu médico após realizar as análises e ser confrontado com resultados que não se enquadrem no que é esperado.

Se a quantidade detectada for menor, deverá controlar o seu peso, enveredando por uma alimentação mais saudável, sendo proibitivo fumar seja qual for a substância, devendo ainda tornar o exercício físico numa actividade obrigatória. A mesma solução se aplica no caso de o HDL estar acima do ideal, podendo ser necessário começar algum tipo de medicação para ajudar à regularização do “bom” colesterol.

Independentemente da sua situação, o especialista que estudar as suas análises irá indicar-lhe quais as medidas certas a tomar para regularizar os anormais níveis de HDL. Por isso, não se preocupe com esse aspecto da cura e concentre-se exclusivamente no que é imperativo fazer para voltar a ter uma saúde inabalável.

Esta entrada foi publicada em Colesterol com as tags , . ligação permanente.

15 Respostas a Saiba tudo sobre o colesterol HDL

  1. EDNA DOS SANTOS CIRQUEIRA diz:

    O que eu gostaria de saber é se o HDL em fase baixa aumenta o peso?, por que eu tenho o nivel de HDL baixo, luto para manter ele sempre na dosagem certa, faço bastante exercicios fisicos, as vezes eu consigo. mas depois diminui novamente. e não consigo perder peso de jeito algum. Só para lembrar não tenho problema de tireoide, pois ja foi feitos todos os teste.

  2. jose m castro ramos diz:

    o meu colesterol esta sempre entre 250 eu nao bebo quase nada de bebidas alcoolicas ,como bastante fruta bastante legumes faco exercicios regulares,e nao baixa ,queria saber o que tenho de fazer.

  3. Maria Helena Filipe diz:

    Gostaria de ter a noção se em termos de colesterol , estes valores estão equilibrados:
    1-Colestrol Total-143 mg/dl
    2-Colestrol HDL- 53 mg/dl
    3-Colestrol LDL- 47 mg/100 ml
    4-Triglicéridos- 215 mg/dl

  4. mateus.da.silva.matos diz:

    eu nao bebo bebidas alcolicas nao fumo.

  5. mateus.da.silva.matos diz:

    mais o hdl esta a 111

  6. Jose Carlos Martins diz:

    Tenho o colesterol HDL baixo já há muito tempo. tenho 1m72cm e peso 80kg, como regularizar aos valores normais.

  7. Renato Pereira diz:

    Bom dia
    Gostaria de perguntar o seguinte:
    1. Segundo o relatório de análises, o meu colesterol total é 174 mg/dl (55 mg/dl para homens e 65 mg/dl) para mulheres + LDL < 111 (<115 mg/dl) + triglicéridos 100 mg/dl (< 180 mg/dl), que tudo está bom bom como os meus médicos disseram.
    2. Mas, quanto aos valores de nível normal indicando-se no vosso site, são considerados os valores muito diferentes que me geram confusões. Os valores normais indicados no vosso site são: colesterol total 143 mg/dl + HDL 40 a 80 mg/dl + LDL 50 a 140, afinal não estou entendido com diferença desses valores completamnete diferentes.
    Porque é que os ditos valores normais sejam sempre diferentes em todo o mundo da medicina? Os médicos também são diferentes quanto à diferença de mesmos valores, porquê? Agradeço a vossa resposta, por favor. Obrigado! Cumprimentos. Renato Pereira

  8. thayane diz:

    Eu gostaria de saber se quando a pessoa tem essas coisas por muito tempo ainda tem cura?

  9. Luis Maio diz:

    Eu diria que não está provado que o colesterol, só por si, provoque doenças cardiovasculares.
    O caso é que não é possível haver vida sem colesterol, logo ele tem que existir.
    O que posso dizer é que esse colesterol que é tratado como o mau da fita, actua como “protector” das artérias quando estas estão inflamadas, agregando-se à inflamação como que protegendo aquela área de novas fricções que agravem mais o estado precário delas. Sem estas inflamações não há veias ou artérias tapadas e o colesterol não prejudica a saúde. Havendo inflamações, haverá de certeza problemas cardiovasculares, mesmo com o colesterol normal. Por isso é boa politica cuidar acima de tudo das inflamações das artérias.

  10. Mário Duarte diz:

    Como obter o valor do colestrol LDL a partir do colestrol TOTAL e do colestrolHDL?

  11. JULIA diz:

    gostaria de saber se estes valores do colestrol HDL 23mg/dlos quais eu tenho se estão certos?

  12. Lucas Mota diz:

    Eu estou na medida em relação a peso, mas o meu HDL esta baixo poderia me indicar uma dieta para aumenta-lo?

  13. bela diz:

    o meu colestoral esta 175 e grave?, tenho diabetes’

  14. clovis diz:

    ola fiz exame meu colesterol hdl deu 111mg/dl e grave?

  15. eveline diz:

    meu hdl 48 ldl 150 triglicerides 83 colesterol total 215 está alto ?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>