O colesterol é um lipídio não solúvel, transportado através da corrente sanguínea através de lipoproteínas, constituídas por gordura e proteínas. É a partir do tipo de lipoproteínas transportadoras que o colesterol adquire a conotação de bom ou mau colesterol.
Quando o colesterol é transportado por lipoproteínas de baixa densidade, ou LDL, considera-se que se trata de colesterol mau. Quando o transporte é feito por lipoproteínas de alta densidade, ou HDL, designa-se por colesterol bom.
Colesterol mau (LDL)
O colesterol LDL é considerado o colesterol mau porque contribui para a construção de uma placa nas artérias, que se traduz num depósito duro de espessura significativa, que causa obstrução e diminui a flexibilidade destas artérias. Esta condição é conhecida como aterosclerose e representa um sério problema de saúde. Se um coágulo se formar e bloquear uma artéria mais estreita devido à presença destes depósitos, pode ocorrer um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
Um outro problema designado de doença arterial periférica pode também desenvolver-se devido à acumulação da placa de colesterol LDL. Neste caso, existe um comprometimento do acesso de sangue aos membros inferiores, o que acarreta problemas de circulação no médio e longo prazo.
Colesterol bom (HDL)
Colesterol HDL é considerado colesterol bom porque tem um papel fundamental na remoção do colesterol LDL das artérias. Os especialistas acreditam que a função do colesterol HDL é limpar exaustivamente as artérias, transportando o colesterol mau e afastando-o das artérias. Este processo permite que o LDL retorne ao fígado, onde é catabolizado e metabolizado para que possa ser eliminado pelo organismo. Cerca de um quarto a um terço do colesterol no sangue é transportado por HDL.
Para além de tudo, um nível saudável de colesterol HDL também pode proteger contra ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, enquanto baixos níveis de colesterol HDL têm mostrado aumentar o risco de doença cardíaca.
Os estudos revelam que a prática de exercício físico regular aumenta os níveis de colesterol bom, a par com uma alimentação balanceada e livre de alimentos processados industrialmente.
Como tratar níveis de colesterol não saudáveis?
Para tratar o colesterol alto, os médicos geralmente recomendam mudanças de estilo de vida:
- Parar de fumar
- Fazer uma dieta saudável
- Exercício regular
- Reduzir o stress
No entanto, muitas vezes as mudanças de estilo de vida podem não ser suficientes, especialmente em casos hereditários. Nestas situações pode ser necessária medicação, incluindo estatinas para auxiliar o fígado no metabolismo do colesterol mau, inibidores de absorção de colesterol que evitam que o intestino delgado absorva colesterol, libertando-o na corrente sanguínea, medicamentos injetáveis que que promovem que o fígado possa absorver maiores índices de colesterol bom ou suplementos que reduzam os níveis de triglicerídeos (como niacina, ácidos gordos ômega-3 ou fibratos).
Fontes:
- http://www.healthline.com/health/hdl-vs-ldl-cholesterol
- http://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/o-bom-e-o-mau-colesterol
- http://www.heart.org/HEARTORG/Conditions/Cholesterol/AboutCholesterol/Good-vs-Bad-Cholesterol_UCM_305561_Article.jsp#.WLbxaxLyiu0
- http://cuidadospelavida.com.br/category/alimentacao/colesterol-qual-e-diferenca-entre-os-colesterois-ldl-c-e-hdl-c
Eu adorei seu blog, tenho lutado contra o colesterol e é uma briga para o resto da vida. É muito bom encontrar blogs como o seu para manter a motivação e seguir em frente.. A alimentação e atividade física ainda não são suficientes para que eu controle meu colesterol e então faço uso de remédios contínuos. Venho de uma criação mais humilde e não temos muito dinheiro para gastar mensalmente então conheci um programa de incentivo para continuar tomando os remédios. Chama MaisPfizer e dá uns descontos bons para remédios de colesterol.. Gostaria de deixar a dica e o agradecimento ao blog por esclarecer dúvidas sobre o tema. http://www.maispfizer.com.br