Quais são os níveis normais de Colesterol?

O níveis de colesterol são uma verdadeira preocupação para população em geral. Contudo, existem dúvidas que são comuns à grande maioria das pessoas:

  • Afinal quando é que me devo começar a preocupar?
  • Em que momento devo fazer as minhas primeiras análises focadas no tema?
  • E qual a periodicidade com que devo repeti-las para não ter surpresas?

A primeira avaliação tem em conta fatores de risco vs idade

Normalmente, os exames de rotina de colesterol são prescrito pela primeira vez aos 40 anos, se não houver qualquer motivo de saúde que justifique uma avaliação anterior a esta idade. Depois, é aconselhável que, pelo menos a cada 5 anos, a medida seja repetida até o paciente atingir os 75 anos. Em idades mais avançadas, a apreciação é feita caso a caso e na equação entram fatores mais complexos. Mas regra geral, é aconselhável que depois dos 40 anos se comece a ter uma preocupação mais acentuada.

Se após este primeiro surgirem sinais para preocupação, que sugiram a utilização de medicação, é comum os médicos aconselharem nova análise 12 meses após o início do tratamento.

Todo este cenário muda completamente se existirem evidências familiares de colesterol alto hereditário. Nestas situações, o primeiro exame é aconselhado em crianças com idade inferior a 10 anos, se os seus pais tiverem sido diagnosticados com a doença. Familiares em primeiro grau são também indicados para um exame exploratório de modo a evitar ao máximo a progressão do problema.

Como é feito o teste de colesterol alto

Os testes só podem ser conduzidos por profissionais de saúde e em laboratórios com certificação adequada. É recolhida uma amostra de sangue, normalmente por colheita no braço e é a partir dela que se traça um perfil lipídico completo, de modo a observar todos os níveis de gordura no sangue. Os resultados estão normalmente disponíveis em 48 horas. O teste irá fornecer-lhe o colesterol total, colesterol HDL, colesterol LDL e concentrações de triglicéridos.

Quais as quantidades normais de cada um dos valores das análises?

Confira nas tabela um resumo dos valores esperados para cada faixa etária.

A primeira tabela diz respeito a taxas infantis. Estes exames são pedidos em caso de histórico familiar alarmante. Os valores são apresentados em mg/dL (miligramas por decilitro).

Colesterol Total Colesterol HDL Colesterol LDL Triglicéridos
Bom 170 ou menor 45 ou maior 110 ou menor Menor que 75 em crianças de 0-9 anos; menor que 90 em adolescentes de 10-19 anos
No limite 170-199 40-45 110-129 75-99 em crianças de 0-9 anos; 90-129 em adolescentes de 10-19 anos
Alto 200 ou maior n/a Maior que 130 100 ou maior em crianças de 0-9 anos; 130 em adolescentes de 10-19 anos
Baixo n/a Menor que 40 n/a n/a

Em adultos existem variações do que são considerados casos normais ou motivo de preocupação. Os valores são também apresentados em mg/dL (miligramas por decilitro). Verifique!

Colesterol Total Colesterol HDL Colesterol LDL Triglicéridos
Bom Menor que 200 40 ou maior Menor que 100 Menor que 149
No limite 200-239 n/a 130-159 150-199
Alto 240 ou maior n/a 160 ou maior 200 ou maior
Baixo n/a Menor que 40 n/a n/a

 

Referências:

Esta entrada foi publicada em Colesterol. ligação permanente.

Uma resposta a Quais são os níveis normais de Colesterol?

  1. Pingback: Hipotiroidismo e Colesterol | Colesterol Blog

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *